REFLEXÃO: COMO CRESCEMOS NAS ADVERSIDADES

Penso que quase todos os adultos dessa geração, conhecem um ditado popular “o que não nos mata nos torna mais fortes”. Mais que uma mera expressão da sabedoria do povo, se trata de uma constatação da psicologia, desde o século XIV.

Ensinaram os pais da psicanálise, que ao suportamos as adversidades ela nos afetará profundamente, e, em simultâneo, despertaremos como um ser melhor, uma melhor versão de nós mesmos:  “se a personalidade for capaz de absorver e integrar as novas forças, experimentará um grau quase sobre-humano de autoconsciência e de autocontrole superior”.

E, como disse certa vez um velho amigo senador “quisera o destino” que eu fosse exposto à tensão e a adversidade diante do que me parecia comum, pois já havia vivenciado, —a experiência de ter filhos —, considerando o fato de ser pai por seis vezes.

Mas, ninguém e nada me preparou para enfrentar aquilo que tive que assimilar nas primeiras semanas de abril. Foram momentos impares, com circunstâncias únicas numa vida, nas quais, não temos poder algum para mudar, apenas, a elementar faculdade do livre arbítrio, — que nos serve para escolher (como) compreender ou não em apenas instantes.

Quando a razão deve calar, pois as suas palavras podem ser vãs, exceto, aquelas articuladas pelo mais íntimo do nosso ser, as quais são livres e carregadas de convicção. Talvez um bom entendimento provenha da trindade humana em sintonia: (pensamentos, emoções e sentimentos). E, o resultando dessa força de coesão essencial: instantânea e intensa, nascerá o crescimento existencial. O qual, só compreenderemos pela quietude de um instante (como se o tempo e espaço não mais existisse), só existe um sentimento puro de abnegação.

Portanto, é no ápice de breves instantes, quando a trindade interior se funde com a centelha divina que habita cada um, eis que o medo, a ansiedade e a insegurança desaparecem da mente, só restando um sentimento indescritível de paz na alma imortal, então uma nova versão de si se instala, e tudo se torna novo e mais forte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.