REFLEXÃO: FALTA DE TEMPO TRAZ INFELICIDADE

Com relativa frequência dizemos que estamos sem tempo. O que é uma ideia muito contraditora, não? Ao que parece, na sociedade atual tudo se resume em ter, possuir. Vemos pessoas agindo como se pudessem possuir o tempo.

E, o mais grave dessa ilusão de ter, é que nunca encontramos tempo para nós, por exemplo, para fazer uma reflexão da nossa existência, sobre nós mesmo. Disse o professor Luís Mauro Sá Martino: “na sociedade atual, não temos mais tempo para o afeto”, para aquilo que nos afeta e ao outro das nossas relações.  

Embora, saibamos que a falta de tempo não é em decorrência do planeta girar mais rápido, nada disso, mas, porque vivemos o dia-a-dia muito conectado a assuntos banais (fofoca, julgamento do outro, curiosidades infantis, reality show, redes sociais, etc.).

Isso tudo, sim, é uma perda de tempo. Porquanto, enquanto seres dotados de alma, precisamos de relacionamentos saudáveis, e para isso, devemos investir tempo: em nós e no outro. Administrar nosso dia-a-dia com maestria.

Já a felicidade, depende da contemplação, e isso, exige no mínimo tempo: para nos deter e observar o mundo que os cerca e a nós mesmos. Isto é, para conhecer a nós mesmo: o nosso interior, nossa psique através de reflexões. Depois, é necessário também, afetar (sentir afeto): sentir e interagir com as outras pessoas.

Por fim, num dia (24 horas), das quais (8 horas), são reservadas para repouso, descanso, então, deveríamos fazer o melhor uso do tempo, evitando perder muitos momentos com mediocridades, banalidades, futilidades, porque nisso, certamente felicidade não há.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.