Reflexão: problemas, conflitos e aflições

É uma imprudência se deixar levar criando muitas expectativas, pois isso, é um atalho para problemas. São verdadeiras fontes de aflições que nos levam a momentos estressantes: desde aqueles simples e comuns do dia-a-dia até os mais complexos, como, por exemplo, conflitos em relacionamentos.

Para ser franco, desconheço uma receita infalível para isso, tal como uma receita de bolo, porque a depender do seu grau de discernimento um simples problema doméstico se assemelha a um ‘tsunami’. Entretanto, existe algo simples que podemos adotar capaz de apontar ao menos o caminho, para uma vida melhor, a tão desejada paz de espírito.

Embora, muitas pessoas busquem soluções em (religiões, gurus, medicamentos, drogas, etc.) na esperança de encontrar o elixir da felicidade, mas a experiência me ensinou que tudo que é externo de nós, não é eficaz, apenas atenua o estresse e seu resultado não é duradouro.

Para compreender isso, basta analisar um pouco, se: usar remédios todos sabemos que seus efeitos passam, assim como acontece com drogas e bebidas; ouvir as pregações (as palavras) dos religiosos, elas se esvaem bem antes do próximo culto/missa; buscar conselhos de um guru até impactam por momentos, mas são como dieta —, se mal observada, é inútil.

Sempre que buscar por soluções perenes para conflitos e aflições, não espere que a solução venha de fora de você. Saiba que antes de tudo é um indivíduo, e como tal, é um ser único e nasceu com uma caixa de ferramenta fantástica, que está disponível (100%) do tempo, basta aprender usar, ela é chamada de (autoconhecimento, o conhecimento de si) e acessada pela senha: (questionamento).

Portanto, em situações de conflito ou aflição use as ferramentas, se questionando: QUEM SOU EU? / QUEM SOU EU DE FATO? QUEM SOU EU NO UNIVERSO? — A cada resposta retome a questão, (Por quê?) — Observe: é preciso que descubra quem realmente é, não o que pensa ser.

Por fim, lembre-se DO QUE VOCÊ NÃO É: não é o que o seu diploma diz; não é o valor dos seus bens; não é o que amigos e a sociedade dizem de você; não é por ser membro da família x ou y. — Fato é, que você só ESTÁ aqui temporariamente, porque afinal, você é uma alma imortal única que precisa evoluir continuamente, e isso, depende só de si. Nesta jornada, evoluir, ocorre a partir do seu interior, e isso, requer esforço, disciplina e maturidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.