REFLEXÃO: AS ESCOLHAS QUE FAZEMOS NO COTIDIANO, SÃO DA NOSSA CONSCIÊNCIA DE INDIVÍDUO?

Desde um passado remoto, quando nossos ancestrais escolheram deixar a vida nas cavernas e tudo mais que decorreu a partir dali, (construíram a sociedade e organizaram a vida dos indivíduos como a conhecemos). Seja para o bem ou para o mal, às vezes foi com justiça e outras com injustiças que inúmeras guerras ocorreram, porém, ao final, acordos celebram a paz. Tudo isso, levou a evolução da consciência dos seres.

Fato é, tudo que ocorreu na história da humanidade foi devido aos interesses e através de escolhas puramente humanas, conforme foi escrito, (a civilização humana remonta mais de 12 mil anos), entretanto, foi só neste último século que tudo mudou radicalmente.

Neste século, ao que tudo indica, nasceu a geração de humanos que romperá com os limites da sua individuação, ou seja, da consciência humana, sobremaneira, pela transformação no seu modo de pensar e agir como nunca visto.

Vemos atualmente, que muitas das escolhas dos indivíduos não são puramente humanas, porque são baseadas em decisões de algoritmos, geradas externamente, por exemplo, pela inteligência artificial: (sobre o que consumem, as informações que acessam, seus comportamentos, etc.). Há muitas pessoas decidindo segundo critérios que não lhes são próprios, ou seja, não são da sua consciência.

Por fim, a cada dia, está mais raro encontrar indivíduos se articulando e defendendo ideais humanos nobres, tais como, o da dignidade humana: aquilo que deveriam fazer indistintamente: independente da raça, crença, cor, orientação politica, etc. Penso que se continuar nesse caminho de automatismo da consciência, irão a passos largos para uma ruptura da individuação e se tornando paulatinamente híbridos humanoides com ‘exabyte’ de informação, mas com a consciência humana adormecida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.