Felicidade e o sucesso: há certo ou errado?

Desde criança criamos muitas expectativas, sonhos, de que iremos além: seremos melhores com relação à vida dos nossos ancestrais, dos nossos pais. A esperança pode até ser válida, mas na maioria das vezes aquele sonho nobre e libertador, se torna o nosso pesadelo. Embora, não haja nada de errado sonhar, obter sucesso, porque esse é um ideal de realização, é muito natural.

O que ocorre é que durante nossa vida, os desafios e eventos do dia-a-dia, invariavelmente há muitos enganos e com eles as frustrações, o que também é muito normal, pois se considerarmos que viver, tem seus desafios. Mas, com o tempo nossos valores mudam, assim como, o nosso conceito de sucesso e fracasso, não passam de ilusão.

Não é pelo fato de que não realizarmos os sonhos conforme desejávamos nos tornam infelizes. Isso porque o sucesso dos nossos sonhos se revela insignificante, se não vivermos cada momento.

O ponto é: nunca consideramos o dinamismo do tempo e com ele, a nossa visão da realidade.

Sabemos, conforme diziam os antigos: “nunca é possível beber água duas vezes do mesmo rio”. Isso ocorre, por fatores naturais ou não, digo isso porque você hoje, não é a mesma pessoa que sonhou. O tempo, e os desafios da vida, se alteram na medida da nossa compreensão do mundo.

E, a felicidade onde está? — nossos sonhos e ideais de vida: casamento, filhos, poder, dinheiro. Por que essas “coisas” invariavelmente não são garantia da felicidade?

Tem uma canção ‘pop’ que diz: “(Era uma vez) É que a gente quer crescer / E quando cresce quer voltar do início / Porque um joelho ralado dói bem menos que um coração partido / Pra não perder a magia de acreditar na felicidade real / E entender que ela mora no caminho e não no final (Kell Smith)”.

Por fim, não há certo ou errado. A não ser pelo fato que o tempo passa e a ideia fixa de que a felicidade está no ter ou ser, é errada, quando, na verdade, a felicidade está no caminho (dia-a-dia), porque ela (a felicidade) acompanha nossas vidas. Basta tão-somente que abrirmos os olhos para o aqui e o agora. 

2 comentários

  1. Nicole Guimarães · setembro 12, 2020

    Muito bom! Felicidade está longe de ser sobre ter, talvez seja um desfrutar da caminhada…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.